quarta-feira, 11 de maio de 2011

12 de Maio dia do Enfermeiro

Dia do Enfermeiro, data comemorativa pelo nascimento de Florence, Enfermeira precursora da Enfermagem no mundo, que em 1854 na Guerra da Criméia prestou assistência a 4000 feridos. Atualmente a Enfermagem não é somente arte, mas uma ciência! O Enfermeiro dentro da sua profissão alicerça seus atos formados e mantidos pela graduação e pós graduação. Ser Enfermeiro é além de tudo SER ÉTICO, HUMANO e DINÂMICO na busca de um processo interpessoal Enfermeiro-CLIENTE, produzindo cidadania e bem estar...PARABÉNS Enfermeiro, pela história, pela luta, pela dignidade, pelo respeito e a VITÓRIA dentro da profissão! SINCEROS RECONHECIMENTOS À VOCÊ ENFERMEIRO, NESTE DIA DEDICADO À VOCÊ! 

Neste dia te pergunto? Quem é você? Em qual aspecto se insere a tua profissão? O título que recebestes destina-se a que? Para quem? Estás usando esse título para proporcionar uma melhor assistência de enfermagem? Olhe para dentro de você e encontre a resposta. 
Onde está Deus em tua vida? E o enfermeiro teu próximo, o que representa para tí? No teu dia a dia, nos teus problemas, alegrias ou tristezas, o que ofereces aquele paciente que depende de ti. 
Já te colocastes no lugar do paciente quando lhe diriges a palavra, o olhar ou desenvolves algum procedimento técnico, pensas que podia ser um familiar teu que está alí. 
Quando terminas o teu dia de trabalho, tens consciência diante de Deus do dever cumprido com princípios éticos, técnicos, científicos e humanos, adequados a cada caso. 
Estamos falando em um site que objetiva a promoção da saúde da mulher e como consequência da criança, o futuro do país. Orientas, encaminhas, as mulheres aos serviços de saúde, desenvolves algum procedimento técnico ou algo que colabore na prevenção das doenças da mulher? 
Qual o tipo de enfermeira(o) que és? Qual o tipo de enfermeira(o) que ajudas a formar? 
O que fazes para engradecer tão bela profissão, a profissão das vinte e quatro horas nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano, a profissão que muitos não reconhecem sua dimensão, e só o fazem quando necessitam de seus cuidados em um leito de hospital. 
Seja bom, seja humano, ame o seu próximo, isto não se paga imposto. Estude, continue a estudar, cresça profissionalmente, desenvolva o seu potencial técnico, ético, científico e humano e acima de tudo veja no paciente a imagem e semelhança de Deus, de um Deus que com as mãos estendidas pede de ti compromisso, responsabilidade e amor ao próximo, teu paciente, e que te abençoa neste dia.
Nota: Enviado por:
Professora Maria da Glória Uchôa dos Santos - Diretora da Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat - João Pessoa - PB


Leia mais: 12 de maio, Dia do Enfermeiro - Uma Reflexão http://mensagensepoemas.uol.com.br/enfermeiras/12-de-maio-dia-do-enfermeiro-uma-reflexao-2.html#ixzz1M2URDvb2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário