quinta-feira, 25 de agosto de 2011


A revista IstoÉ trouxe uma matéria pequena, mas que muito me chamou a atenção. O título é “A polêmica da moda”. O assunto da matéria diz respeito à forma como algumas crianças têm participado do mundo da moda. O centro da polêmica, na matéria, é a francesa Thylane Blondeau, 10 anos (garota das fotos).
Dois trabalhos recentes de Thylane, um com uma maquiagem carregada, e outro fazendo topless, têm gerado muitos comentários. Ao comentar sobre o que pensa de alguns trabalhos que têm sido realizados com crianças no universo da moda, Glória Kalil (reconhecidamente entendida da área) escreveu: “Pelo que tenho visto, a moda infantil segue as tendências da moda para adultos. Até aí, tudo bem; ninguém espera ver as criancinhas só de vestidinhos balão, mangas bufantes ou roupinha de marinheiro. É interessante e enternecedor ver os pequenos com roupas parecidas com as dos adultos usadas de um jeito espontâneo e alegre como só eles sabem ser. O que é esquisito é vê-los em atitudes de adultos sexuados e insinuantes que só podem despertar mal-estar em quem vê. Ainda por cima em épocas em que a pedofilia seja tema de discussão por conta de Internet, Igreja e tantos outros crimes que rondam o tenebroso assunto.”


Como Thylane, muitas crianças têm sido expostas de forma sensual a serviço da moda. Muitas dessas crianças, através de seriados e outros programas de TV, estão influenciando crianças comuns, que cada vez mais desejam ser como elas.

Para onde irão nossas crianças, se continuarem sendo alvos fáceis das atitudes vendidas pelo mundo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário