segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inclusão Digital - Inscrições Abertas!

     O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, vem dando seu apoio e incentivo a população alexandriense, promovendo cursos de capacitação em diversas áreas, com o objetivo de conduzir a população rumo ao desenvolvimento e preparando jovens e adultos para que se tornem profissionais qualificados. Por isso, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Informática no referido centro, cujo objetivo é capacitar todos os que estão incluídos no Programa Bolsa Família - PBF, visando proporcionar a capacitação para o trabalho e proporcionar às famílias beneficiárias na sua área referenciada, meios para que possam se emanciparem como cidadãos, capacitando-as profissionalmente para o mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora do CRAS: Soraia Alves de Sousa, as aulas, que contam com parte teórica e prática, contribuirão para o futuro dos participantes. "O objetivo é possibilitar a inclusão social e digital; uma proposta criativa e bastante útil que possibilitará a capacitação, que hoje é primordial no ramo profissional", afirma Soraia Alves. Paralelo ao curso, o CRAS também trabalha, desde 2007, com grupos socioeducativos e de convivência, incluindo  gestantes, crianças, adolescentes, mães e idosos, além de oferecer cursos de capacitação em outras áreas, como: culinária, garçom, corte e costura, biscuit, bordado, pedreiro, entre outros.

Papo Afinado

Em breve entrevista.

Fale conosco

E-mail: crasalexandria@hotmail.com

Endereço: Almino Alves Henrique, SN
Bairro: Santo Amaro

GRUPOS

PPD: Pessoas Portadoras de Deficiência
PROJOVEM: É um Programa Nacional de Inclusão de Jovens voltado, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos.
PETI: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que visa à retirada das crianças e dos adolescentes do trabalho precoce.
GRUPO DE IDOSOS: Projeto Conviver
GRUPO DE CRIANÇAS: Atendimento Psicossocial
GRUPO DE MÃES: Atendimento Psicossocial
GRUPO DE GESTANTES: Informações, palestras, oficinas e atendimento psicossocial 
GRUPO DE ARTESÃOS: Apoio à associação - ALEART

O QUE É O CRAS

É o Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como Casa das Famílias. É a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, o SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O CRAS deve ser instalado próximo do local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social. Seus programas, projetos, serviços e benefícios devem se destinar à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos ( relacionais e de pertencimento social: discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras ).

domingo, 30 de janeiro de 2011

7 + 7 = 14 dicas para deixar de fumar

 

1. Se você fuma mas está querendo parar, vá em frente em sua decisão. Ela é inteligente.
2. Saiba desde já que a tarefa, embora difícil, é perfeitamente realizável. Basta querer.
3. Leia o que puder sobre os prejuízos que o cigarro causa a saúde, a fim de reforçar o desejo de abandoná-lo.
4. Procure se convencer de que maiores satisfações lhe resultarão por deixar de fumar do que as que o vício proporciona.
5. Se quiser mesmo abandonar o cigarro, faça-o de uma vez. Anuncie um prazo final e conte isso para os amigos e familiares.
6. Faça alguma coisa que o tire da rotina. Procure manter-se ocupado nos momentos que habitualmente costumava fumar.
7. Escolha uma época boa de sua vida para deixar o cigarro. Férias, por exemplo. Ou qualquer ocasião em que não estiver sob tensão.
Mais 7 dicas para deixar de fumar:
1. Quando estiver parando de fumar, durma bem, respire de maneira rítmica, coma o que quiser (se engordar, depois emagrece), faça exercícios físicos, não tome cafezinhos.
2. Se preciso, tenha à mão alguma coisa de comer (amendoim, bala, chiclete) e também algum objeto (caneta, óculos, lápis), para manter a boca e as mãos ocupadas nos momentos críticos.
3. Nos primeiros dias, evite contato com fumantes. Depois, quando estiver seguro da vitória, conte para os amigos de sua conquista.
4. Converse com conhecidos ou amigos que tenham deixado de fumar. Ao descobrir como passaram a viver melhor, você se motivará. Pergunte-lhes como andam suas condições físicas. Um papo com um terapeuta ou médico também pode ser bom.
5. Se sua namorada(o), esposa(o) não fuma, transforme isso em mais um motivo para parar. Já pensou o que significa para um não-fumante beijar a boca de um fumante? Beijar cinzeiro não deve ser agradável…
6. Pare de fumar o quanto antes possível – pois, além de evitar futuras doenças, você o conseguirá mais facilmente. Um fumante jovem é menos dependente da nicotina e de outras substâncias tóxicas do cigarro do que quem fuma há muito tempo.
7. Ponha a cabeça para funcionar. Utilize-se de sua criatividade. Descubra truques que o ajudarão a vencer o hábito ou vício.
Em tempo: clique aqui e confira uma série de 5 programas com entrevistas, depoimentos, dicas médicas e sugestões práticas para deixar de fumar.  Para ouvir e baixar. Gratuitamente.
Ah, se você não fuma, repasse essa mensagem para amigos fumantes que, com certeza, estão precisando de incentivo e coragem para vencer o tabaco.

 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Equipe CRAS
COORDENADORA: Margarida Magna de Assis

AUXILIAR ADMINISTRATIVO: Margarida Maria da Conceição
INSTRUTORA DE INFORMÁTICA: Raimunda Rosimere do Nascimento
ASSISTENTE SOCIAL: Andresa Silvestre de Sousa
PSICÓLOGA: Jania Sena Fabricio
SERVIÇOS GERAIS: Jadilson Egno de Queiroz Silva
                                       Marifran Patrício de Sousa
                                       

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eventos realizados pelo CRAS

Carnaval do CRAS




Comemoração da páscoa nas escolas
 
18 DE MAIO: DIA DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – CAMINHADA DE CONSCIENTIZAÇÃO
CURSO DE CORTE E COSTURA

CURSO DE CULINÁRIA

CURSO DE INFORMÁTICA

DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DO IDOSO
DIA NACIONAL DA
   PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS


obs: Estes foram apenas alguns eventos realizados pelo CRAS.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CONFRATERNIZAÇÕES 2010.

 Curso de informática

 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 Grupo de Gestantes
 Grupo de Crianças

Equipe CRAS

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011